Os Remanescentes – Profecias de um Boêmio

Subgênero: Punk Rock

Verão de 2000, cidade de Mafra-SC, dias longos e opções de diversão limitadas. Subverter esse cenário se impunha quase como uma “questão de honra”. Foi quando então os irmãos Dudo e Didi chamaram Crespo para formarem uma banda e tocarem aquelas canções “sujas” e pulsantes que jorravam de suas “tapes” de colegial.
E foi assim, despretensiosamente, no porão de uma garagem, com os amplificadores ligados no último volume, e em meio a acordes dissonantes e distorcidos que surgiram OS REMANESCENTES. Didi Remanescente, Dudo Remanescente e Crespo Remanescente, três garotos e um codinome em comum, o senso de unidade estava selado!
Em 2004 a banda grava seu primeiro álbum, intitulado NADA MAIS QUE PUNK ROCK! Em pouco mais de meia hora destilam 13 faixas de puro punk rock. Ao ser crivado pelo crítico musical Luciano Carioca, da Revista Dynamite (especializada em rock nacional e independente, editada pelo músico e jornalista paulistano André Cagni), a matéria foi enfática ao afirmar: “As composições são diretas. Como um soco no estômago dos desavisados”. É como tivessem filtrado suas fontes musicais, extraindo delas sua essência mais bruta, levando aos palcos o rock mais seminal e energético que podiam fazer.
Logo após o lançamento do álbum inaugural, OS REMANESCENTES foram selecionados para integrar a coletânea “In Polgando II”, distribuída nacionalmente pelo ‘Selo Empire Records’, e que reuniu importantes bandas gringas e nacionais, colocando a banda mafrense em destaque no cenário underground nacional.
Nos anos seguintes lançam os compactos DRINKS DE COSTUME (2007) e LARGA ESSE VIOLÃO (2009). Em 2010 gravam mais nove canções, dentre elas, Ressaca, Nervo Exposto e Duas Vezes Podre, consideradas B-Sides, já que não oficialmente lançadas.
Em 2011, distanciando-se um pouco do punk rock “reto e direto” dos primeiros trabalhos, OS REMANESCENTES gravam “Profecias de um Boêmio” e “Amor Antigo”. Duas músicas com linhas instrumentais elaboradas e nuances vocais que remetem às influências caipiras nunca negadas pela banda, a exemplo de Tonico & Tinoco, e que, misturadas à fúria do punk rock, foram importantíssimos na definição daquilo que se convencionou chamar de ‘Punk Rock Remanescente’.
O “single” veio a ser lançado somente em 2013, após remixado e remasterizado nos estúdios Hill Valley, em Porto Alegre-RS, sendo que o lançamento incluiu a veiculação do clipe de “Profecias de Um Boêmio”, que foi selecionado pelo PROGRAMA PATROLA, da RBS-SC, cuja matéria foi então veiculada no site da Rede Globo no início deste ano (http://redeglobo.globo.com/sc/rbstvsc/patrolasc/noticia/2014/01/patrola-apresenta-ouca-o-som-de-os-remanescentes-do-norte-de-sc.html), destacando o ininterrupto trabalho autoral da banda durante todos esses anos.
Seguindo o curso, OS REMANESCENTES acabam de gravar sete novas canções, as quais devem integrar o EP pré-intitulado DE VOLTA AOS PORÕES (2014), sendo que as músicas desse novo EP remetem ao mais puro punk rock remanescente, já que a ideia foi fazer o caminho inverso, trazendo ao repertório canções mais rápidas e “diretas”, brindando aqueles que curtem a banda com o vigor que a move durante todos esses anos de existência. As canções desse novo EP já podem ser conferidas no site https://soundcloud.com/#os-remanescentes
Assim, lá se vão quase 15 anos, e OS REMANESCENTES atravessam o tempo fazendo punk rock (nada mais!) e mantendo vivo o modo simples de se fazer esse estilo de música que entortou a coluna cervical de muita gente nos anos 70 e por meio da qual continuam despertando o interesse daqueles que frequentam a ‘cena rock’ na cidade Mafra-SC e região, tanto pela postura energética sobre os palcos como também pela sinceridade de suas canções. ARRIVA LOS REMANESCENTES!!! (Texto editado por: Lucas Sabuc – Revista Buraco Punk – SP).

.

47 Comentários para “Os Remanescentes – Profecias de um Boêmio”

  1. Petters disse:

    Já são lenda viva de Riomafra. Detonam!!!!!!!!!

  2. Débora P. Ribas disse:

    Humilhante como sempre, mandaram bem demaaais!! Estou torcendo muuito por vocês!! Dááááá-lhe Remanescentes!!

  3. Denise disse:

    Adoro o som se vcs. Estou na torcida

  4. Fabiano disse:

    Vamo que vamo……dalhe Remanescentes!!!!!

  5. Leandro Rankel disse:

    Atitude resumem esses caras…parabéns as músicas novas estão muito muito boas mesmo!!

  6. Fischer disse:

    13 DE JULHO: DIA MUNDIAL DO ROCK!!! Salve Os Remanescente, salve a raça e o verdadeiro espírito rock!!!! 1-2-3-4!!!!!!!

  7. marcelo disse:

    Descem a lenha…..Mandam muito!!!!!!!!!!!!!

  8. Gui disse:

    Viva longa aos roqueiros remanescentes!

  9. Carlos disse:

    MESTRES DO BARULHO!!!!!!!!

  10. O que eles ja fizeram é muito bom, mas o que esta por vir é fruto de muitos anos de trabalho, dedicao e amor a rock,nao me lembro de nenhuma banda com tanta expressao na regiao… Merecedora!!!!

  11. Juliano disse:

    Remanescentes agitam qualquer palco…e o show ainda tem banho de cerveja…rock pacas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Dale Remanescentes \o/

  12. Fernando disse:

    Grande banda……….simbora Remanescente!!

  13. Daniel disse:

    É isso aí, o rock não para!!! Dá-lhe Remanescentes!!!

  14. Julio disse:

    Abre a roda que Os Remanescentes estão na área!!!!!!!!!!!

  15. John disse:

    A gurizada aí destroem qualquer palco! Grandes!!!!

  16. Vitor Hugo disse:

    Ashuashuashu….tudo passa, tudo passará…essa foi ótima…até o rock meloso e chorão dos emos já se foi. Só fica o que tem consistência. Simbora gurizada…agora é Remanescentes na cabeça. E o cheiro forte é de ressaca!!! Viva LOS REMANESCENTES!

  17. Paulo disse:

    …tudo passa, tudo passará (menos Os Remanescentes! …kkkkkkk). As novas músicas estão demais!

  18. dalton disse:

    Dá-lhe punk rock remanescente!!!!!!!!!!

  19. Roberto disse:

    ABSOLUTAMENTE, A MAIOR BANDA DE ROCK QUE MAFRA JÁ TEVE!!!!!!!!

  20. José Mauro Hansser disse:

    Essa rapaziada são feras do rock, para sempre rock`n roll com eles não morre jamais.

  21. Dione disse:

    E viva o rock dos Remanescentes \m/

  22. Rafael inocencio disse:

    Show de bola rapaziada!!!muito massa!!

  23. Marco Duarte disse:

    Dáááá-lhe Remanescentes, Punk Rock pra vida toda!

  24. Luciano disse:

    Banda de atitude!!! Os caras descem o braço mesmo…conquistaram seu espaço e reconhecimento. Merecem palco desse festival! Dá-lhe punk rock remanescente!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Marco Aurélio disse:

    Os Remanescentes: terror aqui da “sertania”…ninguém se arrisca a tocar depois deles … Ashuashuashu….conquistaram o respeito e admiração do público e de todas as bandas que já passaram por aqui…não há como negar a importância do trio no cenário local. Parabéns a todos da Rádio Nova Era pela iniciativa!

  26. Carol disse:

    Salve Os Remanescentes! Detonem!

  27. Jeferson disse:

    Grandes!!!! dispensam comentários….

  28. Taci disse:

    Como já ouvi outra vez: REMANESCENTES É F***, O RESTO É MODA!!!
    vcs são os melhores…estamos com vcs!

  29. vivi disse:

    hey ho lets go remanescentes!!!

  30. Luiz Henrique disse:

    Vcs tem tudo o uma GRANDE banda precisa:
    * ótimas músicas autorais
    * estilo definido e inabalável
    * unidade
    * raça
    * presença de palco (show empolgante)

    Mais do que isso, vcs tem uma HISTÓRIA!!!!!!!!!!!!

    Parabéns e continuem mantendo a verdadeira essência rock!!!

    E como já disseram: bora buscar esse caneco!!!

  31. Grein disse:

    Porque nóóósss somos Os Remanescentes…e a próxima música se chama Ressaca, toca Crespo!!!!! 1-2-3-3!!!! Grandes caras!!!! Arrebentam sempre

  32. Eron disse:

    Mais que uma banda, Os Remanescentes tem o espírito rock!!!! Um diferencial que se vê qdo o trio ataca sobre o palco. Avante punk rock remanescente!!!

  33. Pauline disse:

    com certeza merecem ganhar…

  34. Felipe disse:

    REMANESCENTES, a maior e melhor banda da nossa região. União e resistência, explosão e energia…grandes punk rockers!!!!!!!! Precursores da iniciativa de se fazer música própria de qualidade entre as bandas dessa cidade, exemplo de postura de palco, orgulho de Mafra…vcs arrebetam e devem vencer!!!!!!!!!!

  35. James Norway disse:

    DALE REMANESCENTES!
    CAIPORA, CAIPORA!
    Rrrroooooooooooooock!

  36. Roger disse:

    Essa banda é muito ****!!!! Verdadeiros rockeiros…quem foi ao show deles sabe o estou dizendo. Vamos Remanescentes!!!

  37. Anderson Alves disse:

    camaradas de longa data!!!os verdadeiros remanescentes !!

  38. Francielle disse:

    Mandam muitooooooo bemmmmmmm!!!!!Massa!!!!

  39. Cristian disse:

    Banda de respeito! A mais antiga da região(14 anos) e sempre fazendo música própria desde o início! Merecem ganhar!! “Produto” da nossa terra. Vamos lá Remanescentes!!!

  40. Pamela disse:

    Demais!! Grande banda!! Os Remanescentes rules!!!! Hey ho let’s go!! Dá-lhe punk rock riomafrense!!

  41. Emerson disse:

    Sim senhores… banda de “responsa”… Punk Rock de primeira qualidade. Torço para que os Remanescentes levem o caneco…

  42. Leon disse:

    Sem dúvida, uma banda de peso não somente regional, como nacional!
    a 10 anos atrás, nos altos dos meus 12 anos, ainda estava descobrindo acordes em um violão, e já me identificava com o punk rock. E naquele tempo só ouvia falar em uma banda aqui em Mafra: Os Remanascentes! existiam outras, é claro. Mas nenhuma soava tão empolgante e enérgica quanto essa! Enfim, mais tarde tive a oportunidade de conhecer esse trio.
    Mereceram, merecem e sempre merecerão o reconhecimento, pois cravaram sua identidade no meio musical de uma forma que nenhuma banda mafrense conseguiu aqui!

  43. Armando Daniel disse:

    Nada mais que rock roll, os cara sao fera..
    abraçoss

  44. Giulliane disse:

    Os melhores!!
    músicas de autoria própria são a essência da banda.

  45. Gilberto disse:

    Dale Dale rapaziada! A essência da boêmia !

Deixe um comentário

CityMusic theme is brought to you by Quasargaming.com online slot games such as Book of Ra Spielen, Sizzling Hot Spielen and Lord of the Ocean.